Páginas

sábado, 19 de maio de 2012

O Quimono Japonês

O Quimono Japonês é um símbolo de tradição, de cerimonial religioso ou, mais recentemente, de simples evasão à vida moderna. Este vestuário nacional e tradicional do Japão, consiste numa veste solta, apertada da esquerda para a direita por uma faixa larga à volta da cintura. Esta faixa, o obi, termina num nas costas que varia consoante o sexo, a idade, a classe social ou a religião da pessoa que o usa.
Nos trabalhos domésticos, é normalmente usado o quimono de algodão, enquanto que em ocasiões especiais, é mais utilizado o quimono de seda bordado.
O quimono masculino difere-se do quimono feminino. O quimono masculino é de cor escura e de mangas mais curtas, comprido até ao tornozelo, com o símbolo ou brasão de família bordado ou gravado na frente, costas e mangas. O quimono feminino pode ser comprido até ao chão ou mais curto, sendo o mais longo apertado por uma espécie de corda à volta da cintura. As mulheres solteiras usam mangas amplas e muito compridas, enquanto que as casadas usam mangas curtas até ao pulso e mais estreitas, tendo perdido a liberdade de esvoaçar as mangas como forma de atrair os homens.


Sem comentários:

Enviar um comentário